sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Métodos para desenvolvimento de texto

Olá.

Não é novidade que muitos escritores se enrolam enquanto desenvolvem seus romances. Acho que a maioria passa por estas dificuldades, tanto por falta de informação quanto de organização.

Vejam meu caso: Após uma fase muito produtiva, meu texto ficou meio "agarrado" nas ultimas semanas. Apesar de ter me estruturado antes de começar a escrever, criando uma espécie de resumo por tópicos e ter melhorado este resumo com modificações (especialmente de trama) por algumas vezes, eu falhei em alguns pontos após esta etapa.

Pude perceber devido ao hábito de fazer cópias do arquivo texto do romance antes de fazer modificações de maior calibre. Além da óbvia vantagem de não perder o conteúdo produzido anteriormente, por manter as versões anteriores do texto, esta técnica  te permite também ver o quanto você está desperdiçando trabalho reescrevendo trechos ou capítulos inteiros de seu romance.

Então, para ajudar aos escritores que tem visitado o blog a serem mais produtivos e errarem menos na produção de seus textos, coloco abaixo dois links do blog Letras Elétricas com dicas relacionadas a produção destes textos. O autor, José Geraldo, chamou estes métodos de Método Cebola e Método Quebra-Cabeças.

Uma boa dica de um destes textos que não segui (por desconhecer a época) e que poderia ter evitado a minha paralisia dos últimos dias: Escrever as primeiras páginas do romance após a conclusão dos resumos para amadurecer a trama e os personagens, e então retornar mais uma vez ao resumo e fazer novos ajustes e melhorias ali, e não no texto já escrito, reduzindo o retrabalho.

Conhece outros métodos? Deixe um comentário.

Abraços
Thiago Rulius

Nenhum comentário:

Postar um comentário