sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro 2011

 Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro


Estão abertas as inscrições, de 01 a 31 de outubro, para a edição 2011 do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

O João-de-Barro tem o objetivo de valorizar a literatura produzida para crianças e jovens, bem como revelar talentos nesse segmento. Em 2011, o Concurso apresenta novo conceito. Será premiado o melhor livro inédito, escrito em língua portuguesa, com texto e projeto gráfico completo, destinado a crianças e/ou jovens.

O autor da obra vencedora receberá R$ 20 mil, além de uma viagem a Bologna, na Itália, para participar da 49ª Bologna Children´s Book Fair, o maior evento internacional dedicado à literatura infantil e juvenil, que será realizado de 19 a 22 de março de 2012.

Como se inscrever

As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro de 2011, de terça a sexta, exceto feriados, das 9 às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas por sedex para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG - CEP: 30330-240.

A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estarão disponíveis no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), anexos ao edital, que poderá ser acessado por meio do link Licitações e Editais, a partir do dia 1º de setembro.

Avaliação e Julgamento

A avaliação da obras inscritas será feita em duas etapas. Primeiramente, será realizada a conferência dos documentos exigidos no edital, que revelará quais são as obras habilitadas para o julgamento. A lista com a relação das obras inabilitadas será divulgada até 11 de novembro.

Na sequência, um júri composto por três especialistas em literatura, nomeados pela FMC, vai avaliar e julgar as obras, elegendo a vencedora do concurso. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte e no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), até 27 de janeiro de 2012.

Fonte: Guia Entrada Franca
http://www.guiaentradafranca.com.br/cursos-concursos.php?idUrl=2237

2 comentários:

  1. Houve um tempo em que buscavam o talento, mesmo não desenvolvido. Havia o conceito de "diamante bruto" a ser lapidado para chegar a ser uma joia. Hoje não mais: querem que o autor chegue pronto, até mesmo com suas ilustrações e projeto gráfico. E as gravadoras não querem mais demos caseiras, querem o primeiro disco gravado e produzido, até com capa. Porém, pergunto: se eu tiver meu livro escrito, revisado, ilustrado e formatado, para que preciso de uma editora? Melhor eu mesmo pagar uma gráfica por demanda (como a www.liro.com.br, que faz tiragens em múltiplos de 10) e organizar o meu próprio esquema de distribuição, na base da distribuição de porta em porta. Cada dia que passa eu me convenço de que não há futuro nos meios tradicionais de difusão de conteúdo. E eles estão obcecados em dar tiros nos próprios pés usando desculpas variadas.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que pediram demais no João de Barro. Quando vi que tinha saído o edital me interessei, mas querer um livro ilustrado e já finalizado foi além dos meus "dotes".

    ResponderExcluir