quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórum das Letras 2013 - Debates

Já divulgaram a agenda do Fórum das Letras 2013, que será realizado em Ouro Preto no feriado e último fim de semana deste mês de maio. Veja por que você, escritor, deve comparecer.

Apesar do tema Literaturas de Origem ser inferior em termos de atratividade para o público deste blog se comparado ao do ano passado, ainda assim teremos debates da maior relevância voltados ao escritor.

Comento abaixo os que me parecem ser os principais:

30/05 - 14h30 - Homenagem aos 10 anos do Prêmio Sesc de Literatura
A importância dos prêmios na carreira de um escritor
Luisa Geisler, Lúcia Bettencourt, Rafael Gallo e Jeter Neves
Mediação: Maria Esther Maciel
Local: Espaço Sesc - Anexo do Museu da Inconfidência

Tem tudo para sem muito enriquecedor. Luisa Geisler e Rafael Gallo são os vencedores do prêmio SESC de literatura 2011/2012. Uma ótima oportunidade para saber como as coisas andaram para estes autores antes e depois de vencer o concurso que tem como prêmio a publicação das obras pela editora Record.
A Luisa Geisler foi entrevistada pelo Papolivro. Leia a entrevista.

31/05 - 16h - Mudanças no mundo literário: ponto de vista do escritor, do agente e do editor
Flavio Carneiro, Vivian Wyler; Lúcia Riff
Mediação: Lucas Bandeira.
Local: Espaço Sesc - Anexo do Museu da Inconfidência

Se a agente literária Lucia Riff trouxer ao debate a metade das informações que a também agente Ana Maria Santeiro trouxe ao debate "Como publicar o primeiro livro?" no Fórum das letras de 2012, esta mesa já terá valido a pena. A inovação de trazer outros profissionais da cadeia do livro elevou muito o nível do evento no ano passado e tenho certeza que fará muito bem ao Fórum das letras 2013 também.


01/06 - 16h - Estratégias para conquistar mais leitores
Eduardo Spohr, Ricardo Maciel dos Anjos
Mediação: Marianna Teixeira Soares
Local: Espaço Sesc - Anexo do Museu da Inconfidência

Sei que muito autor pensa que este assunto não é da sua conta, que só a editora é que deve se preocupar e resolver este "problema". Para quem pensa desta maneira, recomendo rever sua opinião o quanto antes, ou podem estar dando o primeiro passo para "despontar rumo ao anonimato", como disse certa vez o escritor Stalislaw Ponte Preta.

Especialmente o autor que está debutando deve prestar atenção a este assunto. Se você não é ator da TV Globo nem uma pessoa conhecida, você definitivamente precisa contribuir com as vendas do seu livro. Você é quem o conhece melhor, é o principal interessado na questão comercial (já que a editora tem dezenas ou centenas de livros para lhe dar retorno financeiro, e você não), então certamente é a melhor pessoa para vendê-lo.

Vejam o caso do autor (que estará na mesa) Eduardo Spohr, de "A batalha do apocalipse". Não tivesse ele insistido em sua divulgação de formiguinha, no boca a boca e no podcast que lhe abriu as portas, e seu livro (inicialmente publicado de maneira independente) jamais teria vendido as 4.000 cópias que vendeu, atraindo assim a atenção da editora Record. Sem este esforço este escritor não estaria comemorando seus 350.000 exemplares vendidos (pelo que ouvi dizer).


Acho que estes são os debates, principais, pelo menos pensando no foco deste blog, que privilegia assuntos relacionados aos escritores que estão buscando seu espaço. Outros debates têm tudo para ser excelentes, mas extrapolam o escopo deste artigo. Caso queira verificar a agenda do Fórum das Letras, acesse o site oficial do evento.


Veja nos links abaixo a cobertura do Fórum das Letras pelo blog Papolivro nos dois últimos anos:

Fórum das letras 2011
Fórum das letras 2012

Abraços e até lá!
Thiago Rulius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário