sábado, 26 de maio de 2012

A Literatura em BH

    Conheço muita gente que acha BH uma roça em termos de cultura, que acha que não acontece nada nesta cidade e que estamos anos luz atrás de São Paulo. Na comparação com São Paulo, realmente BH está muito atrás mesmo, e fatos como o cancelamento da bienal do livro de minas este fim de semana, devido a uma interdição do expominas fazem a cidade parecer mesmo uma roça em alguns momentos. Mas não penso assim. Acho que temos um movimento cultural razoável na cidade, recebendo espetáculos culturais de expressão em varios segmentos, com musicos internacionais, escritores de renome, exposições (como a Caravaggio e seus seguidores, que vai até 15/07/2012 na casa fiat de cultura e que recomendo), entre outros.

    Falando especificamente de literatura, que é o que diz respeito a este blog: temos a biblioteca publica Luiz de Bessa, na praça da liberdade, que tem um movimento muito aquém de sua capacidade nos setores de empréstimos, referência e periódicos. Falo destes setores, pois os frequento com regularidade e vejo que são subutilizados, talvez por desconhecimento da população. Para consultar o acervo da biblioteca Luiz de Bessa sem sair de casa, clique aqui. Para quem não tem acesso fácil a esta biblioteca, ainda há uma mini biblioteca no metrô de BH, estação central (praça da estação), que oferece livros para empréstimos e tem o acervo disponível para consulta aqui (este um site de pior navegação).

    Para participar de mesas redondas com o seu autor preferido e conseguir uma dedicatória, temos três eventos regulares em BH:

  • Ofício da Palavra: Realizado no saguão do museu de artes e ofícios. Tem um perfil diferente dos outros, pois a maioria dos autores são do tipo “revelação”, ainda desconhecidos de muita gente mas que estão despontando. No meu ponto de vista é o melhor evento para aqueles que estão escrevendo, pois as perguntas são mais direcionadas ao início da carreira, publicação e modo de trabalho destes autores. Geralmente o encontro ocorre na ultima terça-feira do mês, sempre as 19:30. Veja a programação do museu de artes e ofícios para conhecer os próximos autores agendados.

  • Bate-papo com o autor: realizado na academia mineira de letras (rua da Bahia, 1466). O lugar tem capacidade para cerca de cem pessoas, mas geralmente a procura é alta, fazendo com que os mais interessados precisem chegar com cerca de uma hora de antecedência. Neste evento os primeiros cem leitores a chegar podem comprar o livro do “autor da vez” a cinco reais. Não bastasse isso, os autores convidados geralmente tem carreira consolidada e atraem muito publico.

  • Sempre um papo: Encontros com autores em diversas espaços de BH, democratizando o acesso dos leitores. Acho que a mediação não é tão bem conduzida neste evento, em relação aos demais.  Por este motivo considero o sempre um papo inferior aos outros dois eventos citados acima. Mas vale a pena conferir. Veja a agenda clicando aqui.

    Além das opções citadas acima, ainda temos eventos esporádicos acontecendo com alguma frequência em BH. Infelizmente, para tomar conhecimento destes, somente buscando a informação, já que não são lá muito divulgados. Recomendo o site guia entrada franca, além dos flyers disponíveis na biblioteca publica, palácio das artes e outros locais ligados a arte e cultura.

Abraços
Thiago Rulius

Um comentário:

  1. Também acontece o "Terças Poéticas" nos jardins internos do Palácio das Artes.

    ResponderExcluir