domingo, 19 de junho de 2011

Os melhores livros de relato de viagem do Brasil

Não dá pra viajar o tempo todo. Aliás, para quase todo mundo, só dá pra viajar de vez em quando. Claro, com um pouco de disposição dá pra visitar uma cidade vizinha no fim de semana, dormir em um chalé, visitar uma cachoeira. Mas uma grande viagem não é tão fácil. A maioria se contenta mesmo com uma grande viagem por ano, se muito.

O negócio então é viajar sem sair de casa. Você já experimentou algum livro de relato de viagem? Veja bem, não é guia de viagem, como guia mochileiros (ótimo) ou guia 4 rodas. São relatos de viagem mesmo. Ainda não experimentou? Então acho que já é hora. Temos vários por aí, e muitos deles são Made in Brasil, de autores brasileiros.

Eu poderia fazer um ranking com, talvez, os 10 melhores livros de relato de viagem que conheço. Mas para colocar somente os inquestionáveis, vou citar apenas três (todos de autores brasileiros):

1 - Sozinho no Pólo Norte / Thomaz Brandolin / L&PM Pocket
2 - Filhos do Sol - Andes Centrais / Eduardo Soares Batista / Literalis
3 - Cem dias entre céu e mar / Amyr Klink / Companhia das Letras


Existem edições de bolso para os livros 1 e 3, que tem baixo custo (aprox. R$20). Outra maneira de economizar é procurar por estes livros usados, na estante virtual.

Depois de ler estes três, experimente as subcategorias de relatos que temos por aí, como relatos históricos (ex: Tragédia no Pólo - Wilbur Cross), ou relatos de viagem de moto (ex: Minha moto, eu e a América - Miragaia René Angelino).

Gostaria de indicar algum outro que considera imperdível? Comente este post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário