terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Oficina de Criação Literária em BH

Oficina de Criação Literária recebe inscrições

Quem quiser participar da oficina de Criação Literária, coordenada pelo professor e poeta Ronald Claver, já pode se inscrever. São oferecidas vagas para duas turmas: uma às terças-feiras, no Conservatório UFMG, na avenida Afonso Pena, 1.534, no centro de Belo Horizonte; e a outra às quartas-feiras, na sede da Organização, que fica no segundo andar da praça de Serviços, no campus da Pampulha. As aulas são realizadas das 14h às 15h30. A mensalidade é de R$ 40,00. Associados da OAP têm descontos especiais. O curso vai de março a novembro, com intervalo em julho. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3409-4505.

Abraços e aproveitem!
Thiago Rulius

sábado, 14 de janeiro de 2012

Sobre cachorrinhos e cachorrões

Foi bom saber que a enfermeira sem noção que matou o cachorrinho vai ter de pagar três mil reais pelo delito que cometeu. Nada como uma multa para fazer com que o vilão se arrependa. Doendo no bolso, esse tipo de gente aprende, na marra, o que deveria ter aprendido com papai e mamãe.

Já falaram que ela não vai ter seu registro cassado. Tá certo, afinal isso não aconteceu no exercício da profissão, e ela pode continuar tratando de seus pacientes com todo o amor e afeto (desde que esse paciente não seja eu).

Mas agora, que o bafafá já diminuiu, começou uma onda de que todo mundo valorizou demais o episódio, e que temos coisas mais importantes para protestar que a morte do cachorrinho. E é verdade. Mesmo eu, que sempre tento empurrar um vira-latas dos abrigos de BH para todo mundo que pensa em comprar um cachorro, tenho de concordar, com uma ressalva: é muito melhor falar disso a exaustão do que ficar agüentando, por exemplo, um papo de Big Brother durante três meses. Isso é que é valorizar o mais banal dos episódios. Além do mais, foi muito bom ver que a pressão funcionou, e que vamos deixar um exemplo para a turma que ainda confunde cachorro com urso de pelúcia, além do belo exemplo para outros malfeitores de fundo de quintal.

E agora, com o assunto do cachorrinho superado, temos de lidar, pela enésima vez, com os muito mais perigosos cachorrões.

Estes, infelizmente, estão sempre mordendo a gente, com sua voracidade inesgotável. Agora é o absurdo aumento de sessenta e um por cento o que eles querem, para iniciar o próximo ano de mão cheia, com a ridícula desculpa de que não é para eles, que a categoria não tem aumento a quatro anos, etc. Com uma atualização tão alta do ordenado, quatro anos é pouco.

Então, pessoal, é hora de voltar a carga e fazer pressão, pois só assim podemos combater os desmandos desse povo. Vamos falar disso toda hora, vamos espalhar as reclamações e fotos desse grupinho nas redes sociais, vamos fazer o que pudermos para impedir essa mamada que eles querem dar na nossa teta.

E no final, se tivermos que engolir esse abuso, pelo menos ainda podemos guardar aquela imagem que andou circulando nas redes sociais com fotos e nomes de todos os que votaram a favor desta sacanagem, e repassá-la para todo mundo nas próximas eleições. Vamos colocar essa cambada de castigo!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Humor - Desafios literários

Segue abaixo um texto muito engraçado que recebi de um amigo por email meses atrás. Não é de minha autoria, o autor é desconhecido.

O pior é que esse texto me lembra aquelas aulas de literatura de curso pré vestibular, onde você tem que aceitar aquelas interpretações de texto descabidas para ir bem nas provas.


OBS: Texto no formato que foi recebido, inclusive com os mesmos erros de português.


Abraços
Thiago Rulius


OS 6 DESAFIOS LITERÁRIOS!
LEIA SE FOR CAPAZ, E SUFICIENTEMENTE INTELIGENTE PRA ISSO!


O PRIMEIRO DESAFIO, PODEM SENTIR MEDO!

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

1. Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge, então, o caráter feminino no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.

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O SEGUNDO DESAFIO LITERÁRIO, CASO VOCÊ TENHA CONSEGUIDO O PRIMEIRO.

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

2. A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

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O TERCEIRO, MAS NÃO MENOS DESAFIADOR...

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

3. Ao idealizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos, e Justifique sua resposta.

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O QUARTO DESAFIO

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

4. O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra.

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O QUINTO DESAFIO!

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

5. O poema citado a cima é um paradoxo, muito frequente nos poemas de Gregório de Matos, que se encaixava no estilo barroco. Sabendo que o estilo barroco procurava, entre outras coisas, pedir perdão aos céus pelos pecados cometidos, comente sobre o obscurantismo presente nos versos de Mc Serjinho e refaça-o com um tom de arrependimento típico de um jumento que sai com um cavalo e se depara com uma "Égua pocotó" para os infernizar momentaneamente.

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E O SEXTO DESAFIO, OUSO A DIZER QUE É O MAIS DIFÍCIL!

Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

6. Levando em considerações a égua é citada liricamente na música de Mc Serginho, faça uma redação mostrando o lado sertanejo que esse animal carrega e todos os valores que o mesmo têm, comparando com a obra de João Guimarães Rosa, discuta a carga semântica que o nome "Égua pocotó" carrega, e também diga porque apenas um léxico só não é o suficiente para demonstrar qual a importância da égua pocotó nos dias de hoje e compare com o movimento Avant-Gardé na arte - música, demonstrando as características de MC Serginho - seja breve.