quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Os vídeos da coleção Amores Expressos


Tenho o maior interesse em assistir a uma entrevista ou bate papo com um escritor, desde que seja coisa séria, onde o mediador do papo coloca questões pertinentes e não tem o objetivo de aparecer mais que seu convidado. Por isso tenho um interesse especial por eventos como o Ofício da Palavra aqui de BH e o Fórum das Letras de Ouro Preto. Estes eventos nos oferecem uma oportunidade para aprender mais sobre determinado escritor, que fatalmente é também um personagem, interessante ou não. Acho fascinante saber como trabalham, em que se inspiram, qual o seu processo criativo, se interferem no aspecto comercial, entre outras questões.

Se você é uma das pessoas que compartilham do interesse por este tipo de evento, não deixe de assistir aos vídeos da série literária Amores Expressos. Para quem não sabe, a coleção Amores Expressos vem sendo editada pela Companhia das Letras, e neste projeto escritores brasileiros viajam para capitais espalhadas pelo mundo, permanecendo algumas semanas por lá e absorvendo a cultura daquele país. Depois, escrevem um romance ambientado naquele local. Não é um projeto bacana? Apesar de já ter visto escritores participantes do projeto reclamando, achei a idéia fabulosa.

Mas o fato é que o projeto Amores Expressos não tem como único resultado o livro. Os escritores atualizam um blog durante sua viagem, e são produzidos vídeos de cada um dos escritores no prórpio país de destino comentando sobre o lugar que estão conhecendo, seu processo de trabalho, a ambientação ao país e as idéias para produzir o romance. Não bastasse um conteúdo tão interessante, boa parte dos escritores participantes são considerados revelações na literatura contemporânea brasileira. Nomes como Joca Reiners Terron, Luiz Ruffato e Daniel Galera estão no projeto.

Se você gostou, fique de olho na programação do canal (a cabo) Arte1. Eles estão passando (e reprisando) vários destes episódios, além de exibirem outros programas interessantes ligados a literatura. Não deixe de ver.

Abraços
Thiago Rulius.